O TikTok anunciou que iniciou o processo de marcação automática para vídeos e imagens criados por inteligência artificial (IA) dentro de sua plataforma. A partir de agora, esses conteúdos serão identificados com “Content Credentials”, uma tecnologia de marca d’água digital desenvolvida pela Coalition for Content Provenance and Authenticity. Esta tecnologia anexa metadados aos conteúdos, permitindo que o aplicativo os reconheça e rotule instantaneamente. A nova funcionalidade, que já está sendo aplicada a imagens e vídeos, será expandida em breve para incluir também conteúdos de áudio.
Além disso, o TikTok já exigia que os criadores de conteúdo usassem as etiquetas de IA em todos os conteúdos que envolvessem efeitos de IA realistas criados na plataforma. A nova medida estende essa exigência para conteúdos de IA gerados em outras plataformas, consolidando o compromisso do TikTok em manter a transparência sobre o uso de IA. Este movimento é parte de uma resposta mais ampla às preocupações sobre o impacto potencial da IA nas eleições americanas de 2024, particularmente no que diz respeito à proliferação de deepfakes e desinformação.
Em um contexto mais amplo, a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, desafiou recentemente uma legislação nos EUA que poderia forçar a venda do aplicativo ou proibir seu uso no país. A empresa moveu uma ação em um tribunal federal, argumentando que a lei viola a Constituição Americana, incluindo as proteções à liberdade de expressão. A legislação, sancionada pelo presidente Joe Biden, estipula o prazo até 19 de janeiro de 2025 para a ByteDance se desfazer do TikTok ou enfrentar a proibição no mercado americano.