A Natura lançou uma ferramenta mobile que usa inteligência artificial para analisar a pele dos clientes e recomendar produtos faciais de sua linha Chronos. O plano da marca de cosméticos é aumentar a confiança das 2 milhões de consultoras que vendem seu portfólio de produtos na América Latina,
Ainda experimental, a ferramenta analisa atributos como manchas, rugas, textura, firmeza e saúde geral da pele, e oferece uma escolha entre 26 produtos da linha Chronos. A solução combina realidade aumentada (destacando qual área deve ser fotografada) e inteligência artificial para alcançar o resultado.
— Analisando a jornada do cliente, descobrimos que uma das dificuldades era entender os tratamentos faciais. Essa ferramenta nos permite fazer recomendações mais confiáveis. Agenor Leão, vice-presidente de operações da Natura Brasil, disse que isso faz parte do que chamamos de estratégia de “aumento” para expandir os serviços de consultoria por meio de ferramentas digitais.
A análise da pele pode ser feita pelo consultor ou pelo próprio cliente. A ferramenta já está disponível na versão mobile do site da Natura. Para usá-lo, o consumidor precisa tirar uma selfie com o rosto limpo em um espaço bem iluminado e contra um fundo neutro. Esta análise foi complementada por um questionário.
Segundo a Natura, a ferramenta se mostrou eficaz quando testada por uma equipe técnica. De acordo com a empresa, a equipe era composta por um cientista de eficácia, um especialista em imagem e um dermatologista, além de 50 voluntários.
— mas ressaltamos que a ferramenta nunca substituirá uma consulta com um dermatologista — alerta Leão.
A solução nasceu de uma colaboração entre as áreas de desenvolvimento de produtos, inovação digital e Natura Startups.