Nesta segunda-feira (20), a Microsoft revelou uma nova categoria de computadores com inteligência artificial (IA) embutida no Windows 11, denominados “Copilot+ PCs”. Esses dispositivos contarão com hardware de ponta e suporte abrangente para recursos de IA no sistema operacional.
A inovação permitirá que os usuários utilizem IA para simplificar a busca de documentos, e-mails lidos e sites visitados. Além disso, tarefas como edição de fotos e tradução de idiomas poderão ser automatizadas. Um dos recursos é o Recall, que usa IA para criar uma “memória fotográfica”, facilitando a pesquisa de tudo o que foi feito e visto no computador. A Microsoft também apresentou o assistente de voz Copilot, agora compatível com o modelo GPT-4 da OpenAI.
A empresa projeta um lucro de US$ 50 milhões no próximo ano com esse lançamento. Os novos modelos já estão em pré-venda nos Estados Unidos e devem ser disponibilizados em 18 de junho. Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, todos os principais parceiros da empresa na fabricação de computadores, incluindo Dell, Lenovo, Samsung, HP, Acer e Asus, oferecerão os Copilot+ PCs.
Os dispositivos terão requisitos específicos para garantir o desempenho prometido pela Microsoft, incluindo um SSD de no mínimo 256 GB, um processador neural integrado e 16 GB de RAM. A empresa afirma que os novos computadores serão “58% mais rápidos” que um MacBook Air com processador M3, além de terem bateria com duração para o dia todo.
A Microsoft também lançou novos modelos do tablet Surface Pro e do Surface Laptop, agora equipados com processadores Qualcomm. Além disso, foi apresentada a tecnologia Prism, que permitirá que softwares desenvolvidos para chips Intel e AMD sejam usados em chips Arm, conhecidos por sua eficiência energética e desempenho superior.