Um dos recursos mais usados, mas às vezes não confiáveis na internet, a Wikipedia pode estar recebendo ajuda inestimável do Meta, que sugere o uso de uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial – a Sphere – para corrigir entradas na enciclopédia virtual. Por enquanto, erros cometidos por pessoas bem-intencionadas, bem como edições aparentemente maliciosas, são folclore.
O Sphere é uma ferramenta que usa um banco de dados com mais de 134 milhões de artigos de toda a web para orientar plataformas que dependem de verificação para combater notícias falsas. Essa IA é diferente porque usa o repositório inesgotável de informações na web aberta como fonte, em vez de um mecanismo de pesquisa tradicional semelhante ao Google.
Como a Meta pretende corrigir a Wikipédia?
Na verdade, o Meta não funciona com a Wikipedia. O projeto Sphere ainda está em fase de pesquisa e não foi implementado de forma alguma em uma enciclopédia multilíngue escrita colaborativamente. No entanto, o gigante de Menlo Park vê o WikiProject como um excelente laboratório para suas ferramentas de edição maiores.
Com editores humanos voluntários muitas vezes insuficientes para acompanhar sites que recebem mais de 17.000 artigos por mês, a Meta desenvolveu um modelo de IA que promete escanear automaticamente citações em escala para verificar sua precisão. Ao se deparar com trechos com poucas fontes, a ferramenta até sugere citações alternativas.
Para entender o que isso significa, lembre-se de que, ao avaliar as citações da Wikipedia, seus editores o fazem apenas com base no bom senso e na experiência. Mas quando se trata de Sphere, a IA usa um modelo de transformação de “compreensão de linguagem natural” (NLU) que imita a estrutura da mente humana. O objetivo é encontrar uma única fonte para verificar cada afirmação.