Tendências de tecnologia e IA para 2022

Acompanhar as novas tendências em tecnologia é fundamental para as empresas que buscam se tornar cada vez mais competitivas no mercado.

E, na era digital em que vivemos, as notícias do setor viajam muito rápido. Afinal, a sociedade sente o impacto de uma forma muito flexível, o que permite que o desenvolvimento dessas ferramentas continue evoluindo.

É por isso que é necessário entender a situação e as oportunidades que surgem, pois hoje, um dos fatores que ajuda a determinar o sucesso de uma empresa é a velocidade de tomada de decisão e implementação de novos recursos.

Para que você e sua empresa não fiquem para trás, listamos as principais tendências em tecnologia e inteligência artificial (IA) para 2022 neste artigo. Manter-se!

4 tendências tecnológicas para 2022

#1- 5G

De acordo com o Ericsson Mobility Report, as assinaturas de tecnologia 5G ultrapassarão 1 bilhão em 2022.

Isso se deve à sua incrível velocidade 100 vezes mais rápida que o 4G, o que significa que os serviços de upload, download, transferência de dados, streaming e chatbot online serão mais rápidos.

O 5G também impulsionará a Internet das Coisas (IoT), que envolve dispositivos inteligentes que se conectam à Internet e operam juntos. Ao contrário do 4G, muitos dispositivos podem se conectar a redes 5G sem reduções significativas de velocidade, latência e confiabilidade.

Isso se deve ao recurso de divisão de rede criando-os de forma independente, fornecendo um serviço diferente para cada dispositivo.

Além disso, enquanto as redes móveis 4G são difíceis de conectar em locais lotados, o 5G pode transmitir suas ondas de rádio para até 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado.

Em outras palavras, o 5G não é apenas uma das tendências tecnológicas mais importantes, é uma verdadeira revolução na forma como a comunicação móvel é feita.

#2 – Metaverso

O rebranding do Facebook para Meta coloca o metaverso em destaque, descrito como a próxima evolução na conectividade social.

É um espaço virtual 3D onde as pessoas podem fazer login e usar seus avatares 3D para socializar, trabalhar, fazer compras, colaborar ou jogar juntos.

Espera-se que essa “realidade estendida” seja a próxima evolução da internet e borrará as linhas entre a vida física e digital.

#3 – Internet das coisas

O que antes era visto como futurista, a Internet das Coisas (IoT) se tornou uma realidade. Hoje, os dispositivos inteligentes passaram a fazer parte do nosso dia a dia e não são mais uma novidade.

E a tecnologia continuará evoluindo e nos surpreendendo em 2022. Na área da saúde, por exemplo, veremos o monitoramento remoto em tempo real dos pacientes, o que reduzirá significativamente a contaminação viral nos hospitais.

Na indústria, a automação de equipamentos terá outro patamar, e as máquinas também poderão ser controladas remotamente.

Em outras palavras, a comunicação contínua entre pessoas e dispositivos não é apenas uma das principais tendências tecnológicas de 2022, mas um breve olhar para o futuro.

#4- Segurança digital

Infelizmente, todos esses desenvolvimentos tecnológicos também atraíram cibercriminosos cada vez mais perigosos e sofisticados.

Como tal, a segurança digital também é uma das tendências tecnológicas mais importantes para 2022.

Afinal, o Brasil já ocupa o quinto lugar no ranking de 2021 dos países mais atingidos pelo cibercrime, segundo a consultoria alemã Roland Berger. Um total de 9,1 milhões de incidentes ocorreram, mais do que todo o ano de 2020.

Diante dessa situação, muitas empresas já estão investindo em segurança digital. 83% das empresas brasileiras devem aumentar gastos com cibersegurança em 2022, segundo estudo PwC Digital Trust Insights 2022. E os ataques hackers estão entre as principais preocupações. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
você pode gostar de

Leonardo Bonato Felix

Tem graduação (UFSJ, 2002), mestrado (UFMG, 2004) e doutorado(UFMG, 2006) também em Engenharia Elétrica. Foi pesquisador visitante da University of Southampton-UK (2019-2020). É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV (2006-presente), nas disciplinas de Inteligência Computacional, Sinais e Sistemas, Modelagem e Identificação de Sistemas, Introdução à Engenharia Biomédica, Eletrônica, etc. É pesquisador 1D CNPq, atuando no processamento de sinais biológicos, teoria da detecção e aplicações de inteligência artificial.

Domingos Sárvio Magalhães Valente

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007) na área de concentração em Pré-Processamento e Armazenagem de Produtos Agrícolas, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010) na área de concentração em Mecanização Agrícola. Pós-doutorado na University of Illinois (Urbana-Champaign) nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Engenharia Agrícola, atuando nas Áreas de Mecanização Agrícola, e Agricultura de Precisão e Digital.

José Augusto Miranda Nacif

Professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF) do Campus UFV-Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação (2004 e 2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Engenharia de Controle e Controle e Automação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV. É bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das coisas, nanocomputação, computação de alto desempenho e aprendizado de máquina.

Moysés Nascimento

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011). Realizou pós-doutorado em Análise de dados Genômicos, via Métodos Econométricos, na North Carolina State University (EUA, 2016). Atualmente, é professor Associado no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada, com ênfase em Métodos Estatísticos Aplicados ao Melhoramento - Plantas e Animais, Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico.

Rodolpho Vilela Alves Neves

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Entre 2015 e 2016, foi pesquisador visitante na Aalborg University, Dinamarca. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica da UFV. Atua principalmente nos temas geração distribuída e controle de sistemas de energia.

Sabrina de Azevedo Silveira

É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2008) e tem doutorado em Bioinformática (2013). Possui pós-doutorado no European Molecular Biology Laboratory-European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI), em Cambridge, no Reino Unido (2019), e no Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS), do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente, é professora no Departamento de Informática (DPI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV (CAPES 4) e do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG (CAPES 7). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: predição de função de enzima, mineração de dados, aprendizagem de máquinas, bases de dados biológicos e visualização de dados.

what you need to know

in your inbox every morning