A Meta Platforms, proprietária do Facebook e Instagram, está em negociações com a Apple para integrar seu modelo de inteligência artificial generativa ao sistema de IA da Apple para iPhones, segundo o Wall Street Journal. A Apple anunciou que sua tecnologia de IA, Apple Intelligence, estará presente nas novas versões de sistemas operacionais para iPhone e Mac, integrando o ChatGPT em seus aplicativos e funcionalidades, com uma promessa de proteção diferenciada de privacidade.
Além de desenvolver seus próprios modelos de IA, a Apple planeja colaborar com parceiros para tarefas mais complexas, estando em discussões também com a Alphabet, dona do Google. Startups como Anthropic e Perplexity também estão envolvidas em conversas sobre a integração de seus sistemas de IA generativa ao Apple Intelligence, conforme fontes próximas às negociações. A Apple busca parcerias globais, incluindo regiões como a China, onde o ChatGPT da OpenAI é proibido.
Embora as negociações ainda não estejam concluídas, o WSJ ressalta que possíveis parcerias com a Apple poderiam ampliar significativamente a distribuição dos produtos dessas empresas de IA. Essas negociações incluem empresas que oferecem assinaturas premium via Apple Intelligence, o que pode aumentar a presença dessas tecnologias nos dispositivos Apple, beneficiando tanto a empresa quanto os consumidores.