No dia 29 de maio de 2024, os Núcleos Regionais do Centro e do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) juntamente com a FUJIFILM PORTUGAL S.A. reuniram-se em Coimbra, para lançar o inovador projeto “A Inteligência Artificial no Rastreio do Cancro da Mama”. Este encontro, foi palco para a assinatura de um protocolo de colaboração entre as instituições e a apresentação do novo equipamento de mamografia Amulet Sophinity, que já está operacional numa Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama. Este equipamento avançado promete revolucionar o rastreio ao proporcionar imagens de alta resolução com doses reduzidas de radiação, utilizando a mais recente tecnologia de Inteligência Artificial para otimizar o fluxo de trabalho.
O evento contou com figuras proeminentes como Vítor Veloso e Vítor Rodrigues, presidentes dos Núcleos Regionais do Norte e Centro da LPCC, respectivamente. Ambos realçaram o papel histórico da Liga na luta contra o cancro e discutiram os resultados preliminares do uso de Inteligência Artificial no rastreio da doença. Pedro Mesquita, diretor-geral da FUJIFILM Portugal e Espanha, juntamente com Teiichi Goto, presidente e CEO da FUJIFILM Holdings Corporation, também marcaram presença, destacando a importância desta parceria estratégica para ambas as organizações.
Desde o lançamento do Programa de Rastreio de Cancro da Mama na região Centro em 1986, esta iniciativa tem sido um pilar essencial na detecção precoce e tratamento eficaz do cancro da mama. O programa, inicialmente um projeto-piloto e posteriormente parte de uma rede europeia de projetos desde 1990, realiza cerca de 100.000 mamografias anuais, abrangendo mulheres dos 50 aos 69 anos. A implementação da Inteligência Artificial visa aprimorar ainda mais esta ferramenta vital, com Vítor Rodrigues partilhando dados encorajadores sobre a análise de centenas de milhares de mamografias, indicando que a IA poderia igualar a precisão dos radiologistas na detecção de cancros em estágios iniciais.