A Azul, renomada companhia aérea do Brasil, anunciou recentemente a introdução do AzulGPT, uma inovadora plataforma de inteligência artificial generativa. Desenvolvida em colaboração com a Microsoft, utilizando o Azure OpenAI Service, e a Avanade, a solução promete avanços significativos em produtividade, processamento e análise de dados, mantendo altos padrões de segurança e privacidade. “Esta iniciativa coloca a Azul entre as pioneiras no setor aéreo brasileiro a adotar tal tecnologia, reforçando nosso compromisso com a eficiência operacional e a segurança da informação”, destaca Felipe Starling, Diretor de TI.
Na prática, o AzulGPT tem transformado o cotidiano dos colaboradores da empresa, conhecidos como Tripulantes. Naelly Oliveira, assistente de cultura e entusiasta da plataforma, compartilha que o AzulGPT tem sido fundamental para agilizar o acesso a informações sobre programas e eventos, além de facilitar a criação de materiais e campanhas. Com a redução do tempo gasto nessas atividades, Oliveira agora pode focar mais no planejamento estratégico e criativo. A tecnologia não apenas otimiza processos, mas também fortalece a integração e o compartilhamento de informações entre as equipes de diferentes bases.
A parceria com a Microsoft e a Avanade foi crucial para o desenvolvimento de uma solução que não só atende às necessidades operacionais da Azul, mas também segue rigorosos padrões de segurança e privacidade. “Ao projetar o AzulGPT, nosso objetivo era melhorar a produtividade dos tripulantes e acelerar a obtenção de insights através de dados, garantindo uma experiência encantadora para os passageiros e demais clientes, enquanto atendíamos às diretrizes de segurança da informação”, explica Luiz Pirollo, Vice-Presidente de Tecnologia da Avanade Brasil.