O TikTok está testando uma ferramenta com inteligência artificial (IA) que tem a capacidade de gerar músicas a partir de texto. Conhecida como “AI Song”, essa função utiliza o modelo Bloom para gerar as faixas, mas as criações ainda estão longe de serem perfeitas.
Segundo os desenvolvedores do modelo, a base de dados do Bloom conta com 176 bilhões de parâmetros e é capaz de gerar texto em 46 idiomas. Isso significa que as criações com IA têm o potencial de explorar muitas possibilidades.
Atualmente, essa novidade está sendo liberada gradativamente para os usuários, no entanto, as músicas geradas pela IA têm qualidade bem aquém do esperado. Apesar de filtros de voz estarem disponíveis, as músicas acabam sendo desafinadas. A ferramenta falha em acompanhar o ritmo da própria melodia, resultando em músicas que não são muito agradáveis.
Apesar disso, a plataforma possui regras importantes para a ferramenta e impede a criação de músicas que ofendam ou assediem menores de idade, criem informações falsas que possam interferir em outras pessoas, gerem músicas que não sejam identificadas como criações de IA, discriminem ou assediem grupos ou indivíduos com base em sua idade, condição social, física ou mental, ou ameacem outras pessoas.