A Tractian, empresa fabricante de sistemas de vigilância industrial, anunciou nesta terça-feira (17) um investimento de R$ 80 milhões liderado pelo Next47, fundo norte-americano que tem a Siemens como investidora âncora, Assim, a startup foi avaliada em mais de R$ 320 milhões, ao lado da empresa de software Totvs, por meio de seu fundo CVC, e Gilberto Mautner, fundador da Locaweb.
A empresa desenvolve soluções para que trabalhadores de indústrias monitorem a manutenção e operação de máquinas com monitoramento em tempo real. A Plataforma de Coisas da Internet Tratdian mede sinais de vibração e temperatura para rastrear a integridade da máquina e investigar falhas com inteligência artificial.
Recentemente, a empresa lançou o TracOS, uma solução móvel que atua como um “sistema operacional” para manutenção industrial e inclui funções como gestão de ordens de serviço, estoque, planos preventivos, procedimentos, entre outros.
Com mais de 408% de crescimento anual no ano passado, a empresa afirma que mais do que triplicou sua base de clientes. Atingiu a marca em mais de 200 setores de empresas como Embraer, Bosch, Danone, Hyundai e John Deere e oferece sensores em setores como aviação, automotivo, alimentos e bebidas, metalurgia, açúcar e álcool, aeroportos, etc. o lucro líquido da empresa cresceu 150% ao ano.