Os 10 Maiores Programadores de Todos os Tempos

O computador é uma máquina muito complexa, mas as pessoas o utilizam sem nenhum conhecimento técnico. As pessoas interagem apenas com a GUI e todo o processo de fazê-lo funcionar geralmente fica oculto. Cada item que o usuário vê na tela é criado por um gênio da programação. Nesta enquete, os 10 maiores programadores de todos os tempos são marcados de acordo com suas conquistas, conquistas e colaborações para a comunidade de ciência da computação.

GRACE HOPPER

Grace Hopper é cientista da computação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos. Ela foi a primeira mulher no mundo a ser homenageada com um Distinguished Member of the British Computer Society e recebeu um título honorário de Doutor em Ciências pela Marquette University, bem como a Medalha Nacional de Tecnologia em 1991.

JOHN BACKUS

John Backus é um cientista da computação, mais conhecido como o desenvolvedor do FORTRAN. Ele obteve um mestrado em matemática em 1950 pela Universidade de Columbia. Backus recebeu o WWMcDowell Award, a National Medal of Science, o ACM Turing Award, o Draper Award e foi homenageado como IBM Fellow.

BILL GATES

Ele é um homem que dispensa apresentações, o programador mais rico do mundo com software usado em todo o mundo. Ele recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, o British Computer Society Distinguished Membership e o Bower Award for Business Leadership.

BRIAN KERNIGHAN

Brian Kernighan é um cientista da computação que trabalhava no Bell Labs. No início de sua carreira, ele foi o editor de software da Prentice Hall International. Brian ganhou o INFORMS Computer Society Award em 1993 e recebeu vários prêmios de professor ao longo de sua carreira.

KEN THOMPSON

Ken Thompson é um hacker comunitário e pioneiro da computação. Ele é mais conhecido por projetar e implementar o sistema operacional Unix. Ken recebeu o Turing Award, o Japan Prize, o IEEE Emanuel R. Piore Award, o Computing Pioneer Award e a National Medal of Technology.

TIM BERNERS-LEE

Tim BernersLee é um cientista da computação, mais conhecido como o inventor da World Wide Web. Ele é o diretor do W3C, Web Science Research Initiative e pesquisador principal e presidente fundador do MIT. Tim foi condecorado pela Rainha Elizabeth II por seu excelente trabalho, ganhando o Software Systems Award, British Pride e Young Innovator of the Year 1995.

BJARNE STROUSTRUP

Bjarne é cientista da computação, professor de pesquisa e trabalha no Morgan Stanley. Ele é o chefe de pesquisa de programação em larga escala no Bell Labs. Bjarne recebeu o Prêmio William Procter por realização científica, o Prêmio Grace Murray Hopper, e foi homenageado como bolsista do Museu de História do Computador pela invenção C++.

LINUS TORVALDS

Linus Torvalds é engenheiro de software, coordenador de projetos e hacker, e o homem por trás do sistema operacional Linux. Linus escreveu o código do kernel Linux, cerca de 2%, e o sistema de controle de revisão Git. E muitos sistemas operacionais populares, incluindo Ubuntu, Fedora e Android, são baseados em Linux. Torvalds possui a marca registrada Linux e supervisiona seu uso. Linus recebeu o Prêmio de Tecnologia do Milênio, juntamente com Shinya Yamanaka pela criação de um sistema operacional de código aberto. Ele também recebeu o EFF Pioneer Award, a Medalha Lovelace da British Computer Society e o Prêmio Vollum da Reed University.

DENNIS RITCHIE

Dennis Ritchie foi um cientista da computação revolucionário que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem de programação C e do sistema operacional Unix. Foi contratado pela Lucent Technologies e Bell Labs e defendeu sua tese de doutorado sobre estrutura de programas e complexidade computacional. No entanto, ele nunca recebeu oficialmente seu doutorado. Dennis desenvolveu a linguagem de programação C, na qual muitas linguagens de máquina e tecnologias estão sendo usadas, incluindo PS
/Xbox. Ritchie criou um sistema operacional multiusuário, chamado Unix. Ele também é conhecido por desenvolver ALTRAN, B, BCPL e Multics. Ritchie recebeu o Turing Award, IEEE Hamming Medal, Computer Pioneer Award, Computer History Museum Members Award e Harold Pender Award.

ALAN MATHISON TURING

Alan Turing é um cientista da computação, matemático, criptógrafo e lógico. Ele é chamado de pai da ciência da computação teórica e da inteligência artificial, e ocupa a posição de liderança nesta pesquisa dos 10 maiores programadores de todos os tempos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu diferentes técnicas para decifrar números alemães. Turing construiu uma máquina eletromecânica capaz de descobrir a configuração da máquina Enigma. Ele formalizou os conceitos de computação e algoritmos com uma máquina de Turing, uma máquina que poderia ser adaptada para simular a lógica de qualquer algoritmo. Ele foi homenageado com o Prêmio Smith, um Oficial da Ordem do Império Britânico e membro da Royal Society. Desde 1966, o Prêmio Turing é concedido anualmente pela Computing Society por contribuições à comunidade de computação.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
você pode gostar de

Leonardo Bonato Felix

Tem graduação (UFSJ, 2002), mestrado (UFMG, 2004) e doutorado(UFMG, 2006) também em Engenharia Elétrica. Foi pesquisador visitante da University of Southampton-UK (2019-2020). É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV (2006-presente), nas disciplinas de Inteligência Computacional, Sinais e Sistemas, Modelagem e Identificação de Sistemas, Introdução à Engenharia Biomédica, Eletrônica, etc. É pesquisador 1D CNPq, atuando no processamento de sinais biológicos, teoria da detecção e aplicações de inteligência artificial.

Domingos Sárvio Magalhães Valente

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007) na área de concentração em Pré-Processamento e Armazenagem de Produtos Agrícolas, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010) na área de concentração em Mecanização Agrícola. Pós-doutorado na University of Illinois (Urbana-Champaign) nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Engenharia Agrícola, atuando nas Áreas de Mecanização Agrícola, e Agricultura de Precisão e Digital.

José Augusto Miranda Nacif

Professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF) do Campus UFV-Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação (2004 e 2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Engenharia de Controle e Controle e Automação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV. É bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das coisas, nanocomputação, computação de alto desempenho e aprendizado de máquina.

Moysés Nascimento

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011). Realizou pós-doutorado em Análise de dados Genômicos, via Métodos Econométricos, na North Carolina State University (EUA, 2016). Atualmente, é professor Associado no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada, com ênfase em Métodos Estatísticos Aplicados ao Melhoramento - Plantas e Animais, Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico.

Rodolpho Vilela Alves Neves

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Entre 2015 e 2016, foi pesquisador visitante na Aalborg University, Dinamarca. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica da UFV. Atua principalmente nos temas geração distribuída e controle de sistemas de energia.

Sabrina de Azevedo Silveira

É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2008) e tem doutorado em Bioinformática (2013). Possui pós-doutorado no European Molecular Biology Laboratory-European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI), em Cambridge, no Reino Unido (2019), e no Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS), do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente, é professora no Departamento de Informática (DPI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV (CAPES 4) e do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG (CAPES 7). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: predição de função de enzima, mineração de dados, aprendizagem de máquinas, bases de dados biológicos e visualização de dados.

what you need to know

in your inbox every morning