Bard, o robô de inteligência artificial (IA) do Google, recebeu uma série de atualizações a partir desta terça-feira. As novas funcionalidades capacitam o chatbot a não apenas buscar informações na web, mas também utilizar dados fornecidos pelo próprio usuário. A partir de agora, ele pode interagir com outros serviços oferecidos pelo Google, como Gmail, YouTube e Maps.
Com essa integração, o Bard tem a capacidade de adquirir informações, mesmo que estejam armazenadas em aplicativos ou serviços distintos. Se alguém estiver planejando uma viagem, é possível solicitar ao Bard que busque no Gmail as datas que se adequam, além de fornecer informações em tempo real sobre a disponibilidade de voos e hotéis, juntamente com orientações do Google Maps para chegar ao aeroporto.
Além disso, será possível, por exemplo, pedir ao Bard para compor um discurso de casamento, com base em uma lista de vídeos recomendados pelo usuário no YouTube. O Bard também possibilitará que um usuário compartilhe uma conversa realizada com o chatbot com outra pessoa, permitindo que essa pessoa continue a interação por conta própria.
É importante destacar que os dados pessoais dos utilizadores do Google Workspace não serão utilizados para o treinamento do Bard ou para a personalização de anúncios, e os utilizadores têm o direito de revogar a autorização para que a ferramenta acesse seus dados a qualquer momento.