Os Beatles causaram surpresa entre os fãs ao lançarem, na última quinta-feira, 2, uma nova música inédita chamada “Now and then”. Essa canção foi criada a partir de uma gravação deixada por John Lennon e teve sua voz tratada usando inteligência artificial, resultando em uma sonoridade única e emocionante.
“Now and Then” era uma demo gravada por John Lennon pouco antes de sua morte em 1980. Essa e outras músicas inéditas estavam em uma fita intitulada “For Paul”, destinada a McCartney. Nos anos 90, Yoko Ono, viúva do compositor, entregou o material aos outros membros dos Beatles. Na época, o trio estava trabalhando no projeto “Anthology”, que consistia em uma retrospectiva da carreira da banda. Duas músicas da fita, “Free as a Bird” e “Real Love”, foram lançadas naquela época, com o áudio original de Lennon. No entanto, “Now and Then” foi rejeitada devido à baixa qualidade da gravação do cantor, que a tecnologia da época não conseguiu lidar adequadamente.
Agora, graças à IA, foi possível extrair a voz de John Lennon do piano presente na demo. Com isso, Paul e Ringo foram capazes de compor o restante da música, incorporando o arranjo de guitarra de Harrison.