A Intel está investindo em processadores especializados para executar soluções de inteligência artificial (IA) em sua linha voltada para empresas, a vPro. O anúncio foi feito durante a Mobile World Congress (MWC) 2024, uma feira de telecomunicações e telefonia móvel em Barcelona, Espanha, nesta terça-feira, 27.
A empresa norte-americana está aprimorando com novos chips, projetados para lidar com as demandas crescentes em IA anunciadas ao longo do último ano e que continuarão a exigir poder de processamento dos dispositivos eletrônicos.
A série de processadores Intel Core Ultra, lançada no ano passado, traz melhorias na CPU, GPU e na nova unidade de processamento neural (NPU), projetada especificamente para alimentar as IAs. Com essa tríade, os processadores podem executar tarefas como renderização de vídeos, efeitos em videoconferências e multitarefa com maior eficiência.
Com esses avanços nos chips, a Intel está atualizando a plataforma corporativa vPro, criada para ajudar equipes de TI a manterem os dispositivos corporativos. A empresa afirma que atividades como detecção de ameaças e gerenciamento remoto de dispositivos se tornarão mais simples.
A empresa tem uma parceria estratégica com a Microsoft, desenvolvedora do sistema operacional Windows e pioneira em IA graças à colaboração com a OpenAI (detentora do ChatGPT), para desenvolver soluções personalizadas.
Para os usuários finais, isso se traduzirá em uma melhor eficiência ao usar o Copilot (uma ferramenta de IA criada pela Microsoft para o Windows). Além disso, programas de edição e criação de conteúdo, como o Premiere Pro da Adobe, executarão recursos de IA com mais facilidade.