Anthropic revelou a sua mais recente linha de modelos de inteligência artificial (IA) multimodal, chamada Claude 3. Esta nova geração de IA, apoiada por investimentos da Google e Amazon, destaca-se pelo seu modelo principal, o Claude 3 Opus, que alega superar o GPT-4 da OpenAI e o Gemini 1.0 Ultra da Google.
Diversos testes de benchmarking foram realizados para demonstrar a superioridade em relação aos seus concorrentes. Como uma IA multimodal, a Claude 3 é capaz de lidar eficazmente com consultas em texto, imagens, fotos e gráficos.
A presidente da empresa, Daniela Amodei destaca que os clientes estarão dispostos a pagar mais pelo Claude 3 Opus, devido à sua capacidade de realizar tarefas cognitivamente mais complexas, como análises financeiras precisas.
A empresa planeja cobrar US$ 15 por cada 1 milhão de tokens de dados utilizados no Claude 3, com modelos menos avançados custando cinco vezes menos devido à menor demanda de dados. Os modelos Claude 3 estarão disponíveis nas plataformas de computação em nuvem da Amazon e Google e serão comercializados em 159 países, incluindo o Brasil.