A Humane, uma startup do Vale do Silício lançou o AI Pin, um dispositivo alimentado por inteligência artificial projetado para ser usado preso à roupa. Com o aparelho, é possível realizar chamadas, enviar mensagens, pesquisar na internet e registrar fotos e vídeos. O produto funciona como um tipo de telefone sem tela.
Para interagir com o AI Pin, o usuário pode utilizar a voz, tocar na superfície do aparelho ou fazer gestos com os dedos. Algumas informações mais básicas são projetadas para as mãos posicionadas de frente para o dispositivo. Uma preocupação desse dispositivo é a privacidade, já que ele é capaz de gravar conversas e imagens ao redor.
A Humane foi fundada por dois ex-funcionários da Apple, o designer Imran Chaudhri, que trabalhou em produtos como o Apple Watch e o iPhone, e a física e astrofísica Bethany Bongiorno, que atuou como diretora de engenharia de software na empresa.
O lançamento oficial do AI Pin aconteceu durante a Paris Fashion Week em setembro deste ano, onde o dispositivo foi utilizado pelas modelos durante o desfile da marca Coperni, incluindo a britânica Naomi Campbell. As vendas do AI Pin começam nos Estados Unidos na próxima quinta-feira (16), mas ainda não há informações sobre a disponibilidade do aparelho no Brasil.