A rotina de muitos trabalhos já está sendo influenciada pela Inteligência Artificial. Seja através da filtragem de spam em e-mails ou do reconhecimento facial para acesso a edifícios, os funcionários já estão familiarizados com essa tecnologia, mesmo que não saibam disso.
No entanto, a presença da IA não se limita apenas à execução de tarefas. Cada vez mais, ela está facilitando os processos dos departamentos, como é o caso do setor de recursos humanos. A automação de tarefas, desde o recrutamento de funcionários até a validação de documentos, já faz parte do presente desse departamento. Porém, a novidade é que muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, estão utilizando a IA para auxiliar até mesmo nas demissões.
A Inteligência Artificial pode ser uma aliada na busca pelo perfil ideal para uma vaga de emprego. Por isso, algumas empresas de RH já estão apostando nessa tecnologia para realizar contratações de forma mais assertiva e em menos tempo.
É importante ressaltar que a inteligência artificial no RH contribui para a redução de vieses e preconceitos nos processos de gestão de pessoas. Os algoritmos podem ser programados para identificar e evitar certos padrões de linguagem, além de permitirem avaliações “às cegas”, ou seja, sem a identificação do candidato durante um recrutamento online, por exemplo