A Amazon Web Services (AWS) lançou o Amazon Q, um assistente de IA generativa com um foco exclusivo em empresas. Seu objetivo é ajudar os funcionários em suas tarefas diárias, como resumir documentos, obter insights de relatórios, criar modelos e protótipos de produtos e até mesmo testá-los, preencher pedidos de suporte interno e consultar detalhes das políticas da empresa.
O Amazon Q pode ser integrado a 40 sistemas de produtividade diferentes, como Google Drive, Microsoft 365, Slack, Jira e Salesforce. A partir dessa integração, ele pode compreender a estrutura da empresa e executar ações nessas plataformas.
É especialmente útil para automatizar tarefas e analisar dados. Por exemplo, uma loja no setor varejista pode obter rapidamente informações sobre estoque, número de vendas, perfil de cada consumidor e muito mais. Tudo isso é feito por meio de um chatbot que responde a perguntas em linguagem natural. O usuário pode perguntar sobre as principais dúvidas dos clientes ou quais produtos estão recebendo mais reclamações. Além disso, é possível identificar documentos internos que precisam de validação.
A Amazon destaca que a maior diferença do Amazon Q em relação aos concorrentes é a segurança dos dados. Ao compreender a estrutura da empresa, a ferramenta consegue preservar a privacidade dos dados. O CEO da AWS, Adam Selipsky, pontuou que se um usuário não tem acesso a algo sem o ‘Q’, ele também não terá acesso a isso com o assistente. O Amazon Q entende e respeita as identidades, posições e permissões dos usuários.
Atualmente, a nova ferramenta está disponível apenas para usuários do Amazon Connect em versão “prévia”, no entanto, a Amazon planeja expandir para outros serviços.