- A moeda foi apelidada de “Zuck Bucks”;
- O plano faz parte de uma estratégia tecnológica maior para reduzir a dependência da publicidade;
- O formato da moeda será semelhante ao Robux no popular jogo Roblox.
Os usuários do Facebook e Instagram em breve poderão usar a nova moeda virtual. Isso porque Meta, o controlador de ambas as plataformas, está planejando lançar “Zuck Bucks”. O plano faz parte de uma estratégia tecnológica maior para reduzir a dependência da publicidade em mundos virtuais no futuro.
É improvável que a moeda de Mark Zuckerberg seja registrada no blockchain, ou seja, pode não ser uma criptomoeda. O Financial Times informa que o formato da moeda virtual será mais parecido com a moeda Robux no popular jogo Roblox, controlado pela própria plataforma.
A moeda no aplicativo é um dos vários produtos financeiros que a Meta está desenvolvendo, pois visa criar novos fluxos de receita e manter sua base de usuários, apesar da forte concorrência de rivais como o TikTok. As ações da Meta caíram no início deste ano depois que a empresa relatou a primeira queda em sua base de usuários ativos na história.
A Meta também está considerando lançar “tokens sociais” que recompensariam os usuários que contribuem ativamente para grupos do Facebook, bem como “criar moedas” para apoiar influenciadores específicos ativos no Instagram.
A empresa de Zuckerberg também está se interessando por tokens não fungíveis ou NFTs. No início deste ano, o bilionário confirmou que o Meta “trará NFTs para o Instagram no curto prazo”. O Facebook lançará um programa piloto em meados de maio para permitir que NFTs sejam compartilhados e criados na plataforma, de acordo com um memorando.
O Facebook revelou pela primeira vez planos para lançar sua própria moeda em 2019. No entanto, o projeto, chamado Libra, foi rapidamente abandonado após encontrar dificuldades com a normalização. Na época, autoridades federais e legisladores expressaram preocupação com o histórico ruim do Facebook em relação à privacidade do usuário e seu potencial impacto na economia global.