- 100% Online
- Credenciado pelo MEC
- Certificado UFV
Inaugurada há quase um século, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é destaque em rankings educacionais do país e do mundo. Constituída por um corpo docente de excelência, é referência em ensino, pesquisa e extensão das ciências biológicas, exatas e humanas.
O curso de Automação e controle de processos tem como objetivo promover a especialização acadêmica, científica e tecnológica relativa ao desenvolvimento de projetos de sistemas de automação e controle em processos produtivos agrícola e/ou industrial de profissionais graduados nas diversas modalidades de engenharias ou em áreas afins.
Encontros e Avaliações Síncronas (15 horas) – Apresentação do curso. Avaliações Síncronas
Ambientação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (15 horas) – Introdução a EaD. A atuação do Docente, do Tutor e do Discente. Interface do AVA PVANet Moodle. Ferramentas do PVANet Moodle. Utilizando o Aplicativo do Moodle.
Sistemas Digitais (30 horas) – Sistemas de numeração e codificação digital. Álgebra de Boole e portas lógicas. Circuitos lógicos combinacionais. FlipFlops. Aritmética digital: operações e circuitos. Conversão digital analógica e analógica digital.
Instrumentação Eletrônica (30 horas) – Introdução aos sistemas de medição eletrônicos. Sensores. Atuadores. Aquisição de dados.
Controladores Lógicos Programáveis (45 horas) – Comandos elétricos. Circuitos de intertravamento e temporização. Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
Sistemas de Automação Agrícola e Industrial (30 horas) – Elementos básicos dos sistemas de automação. Sistemas de automação industrial. Sistemas de automação agrícola. Estudo de casos.
Supervisão de Processos Agrícola e Industrial (45 horas) – Programação. Redes de Automação. Supervisórios. Sistema SCADA. Estudo de Caso.
Agricultura e Indústria 4.0 (45 horas) – Histórico das revoluções da manufatura. A quarta revolução. Tecnologias. Exemplos de Aplicações.
Introdução a Automação e Controle de Processos (30 horas) – Matemática aplicada. Equações diferenciais ordinárias lineares de 1a e 2a ordem. Transformada de Laplace. Transformada-z. Equações de diferenças. Aplicações.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos (30 horas) – Introdução. Modelagem de sistemas mecânicos. Modelagem de sistemas hidráulicos e térmicos. Modelagem de sistemas eletromecânicos. Modelagem ARX.
Projeto de sistemas de Controle (30 horas) – Introdução. Diagrama de blocos. Teoria de controle clássico. Teoria de controle moderno. Projeto de controladores analógicos. Projeto de controladores digitais. Aplicações.
Sistemas Inteligentes (30 horas) – Introdução à aprendizagem de máquinas. Redes neurais artificiais. Lógica fuzzy. Estudo de casos.
Tem graduação (UFSJ, 2002), mestrado (UFMG, 2004) e doutorado(UFMG, 2006) também em Engenharia Elétrica. Foi pesquisador visitante da University of Southampton-UK (2019-2020). É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV (2006-presente), nas disciplinas de Inteligência Computacional, Sinais e Sistemas, Modelagem e Identificação de Sistemas, Introdução à Engenharia Biomédica, Eletrônica, etc. É pesquisador 1D CNPq, atuando no processamento de sinais biológicos, teoria da detecção e aplicações de inteligência artificial.
Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007) na área de concentração em Pré-Processamento e Armazenagem de Produtos Agrícolas, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010) na área de concentração em Mecanização Agrícola. Pós-doutorado na University of Illinois (Urbana-Champaign) nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Engenharia Agrícola, atuando nas Áreas de Mecanização Agrícola, e Agricultura de Precisão e Digital.
Professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF) do Campus UFV-Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação (2004 e 2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Engenharia de Controle e Controle e Automação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV. É bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das coisas, nanocomputação, computação de alto desempenho e aprendizado de máquina.
Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011). Realizou pós-doutorado em Análise de dados Genômicos, via Métodos Econométricos, na North Carolina State University (EUA, 2016). Atualmente, é professor Associado no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada, com ênfase em Métodos Estatísticos Aplicados ao Melhoramento - Plantas e Animais, Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Entre 2015 e 2016, foi pesquisador visitante na Aalborg University, Dinamarca. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica da UFV. Atua principalmente nos temas geração distribuída e controle de sistemas de energia.
É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2008) e tem doutorado em Bioinformática (2013). Possui pós-doutorado no European Molecular Biology Laboratory-European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI), em Cambridge, no Reino Unido (2019), e no Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS), do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente, é professora no Departamento de Informática (DPI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV (CAPES 4) e do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG (CAPES 7). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: predição de função de enzima, mineração de dados, aprendizagem de máquinas, bases de dados biológicos e visualização de dados.